R. Cel. Francisco Amaro, 287
Brás, São Paulo - SP, 03008-030
(11) 3311-6327 (11) 96360-8803
sierrabrasil@sierrabrasil.com.br

Blog

  • Saiba a diferença entre Frutas Cristalizadas X Frutas secas

    13/06/2017
    Sierra Brasil
    Dicas e Novidades


    Pensando nisso, recomenda-se incluir as frutas secas em sua dieta, respeitando a quantidade diária indicada. São ótimas para consumo no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo como substitutas das sobremesas. As frutas secas têm vitaminas, fibras e minerais, que auxiliam o organismo e regulam o intestino. As frutas secas são conhecidas também por darem um toque especial às refeições, proporcionando sabor agridoce e delicioso.
     

    Frutas cristalizadas x frutas secas

    É muito importante nos atentarmos nos rótulos dos produto para garantir que está comprando realmente frutas secas e não as cristalizadas.

     

    1. Forma de produção

    No processo de cristalização ou glaceação, toda a água da fruta é substituída por açúcar. Já no processo de desidratação, a fruta perde a água pela evaporação, mas concentra o açúcar natural e preserva os nutrientes e fibras.

    Por não ter nenhuma adição de açúcar, as frutas secas (ou desidratadas) são muito mais benéficas e menos calóricas.

    Dependendo da fruta a quantidade pode variar bastante, mas o indicado pelos nutricionistas  geralmente é de 30g por dia – ou dois damascos secos por exemplo. Se você for do tipo que prefere as cristalizadas, mantenha entre 10g por dia – e não deixe de consumir também as frutas in natura!

     

    Confira 8 benefícios das frutas secas para seu organismo:

     

    1. Algumas frutas secas como o damasco são ricas em vitamina A, o que é ótimo para a visão e reforça o sistema imunológico.

    2. São extremamente ricas em vitaminas do complexo B (como B1, B2, B3, B6) e em ácido pantotênico, que é fundamental para o bom funcionamento do sistema neurológico.

    3. São ricas em minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, cobre e manganês, que desempenham funções estruturais e biológicas vitais para a manutenção da vida.

    4. Algumas delas, como as ameixas, são ricas em fibras e ajudam a regular o intestino pelo seu poder laxativo.

    5. Frutas secas como as uvas passas possuem função cicatrizante, ajudando no desenvolvimento dos glóbulos vermelhos e auxiliando no combate de doenças renais e até a anemia. Além disso elas ainda podem ajudar na prevenção da osteoporose.

    6. Algumas frutas secas como as tâmaras podem ser boas para a pressão arterial, mas vale tomar cuidado por causa do valor calórico.

    7. As tâmaras também são uma ótima fonte de energia imediata, sendo uma opção para o pós-treino de praticantes de atividade física.

    8. Elas matam a vontade de comer doces sem fugir da dieta.