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  • O poder das amêndoas para a saúde

    19/07/2017
    Sierra Brasil
    Dicas e NovidadesSierra Brasil

    Ainda que o Brasil seja um país tropical, as frutas secas estão cada vez mais populares na alimentação do brasileiro.

    Entre elas, encontram-se as amêndoas, ricas em minerais, vitaminas e ácidos graxos. Essa semente é uma ótima fonte de vitamina E, magnésio, zinco, cálcio e Ômega-3. Entretanto, segundo nutricionistas, há um inibidor enzimático presente na casca das amêndoas secas que é basicamente destinado a proteger a semente até receber umidade para germinação. Assim, tal inibidor impede – ainda que parcialmente – o acesso às propriedades nutritivas da amêndoa.

    Sendo assim, como incorporar as amêndoas a sua alimentação de maneira proveitosa? Este inibidor enzimático é liberado quando as amêndoas são embebidas em água.

    Comer amêndoas após colocá-las de molho torna mais fácil a digestão disponibiliza uma maior quantidade de nutrientes. É importante destacar que a maioria das nozes e sementes são mais fáceis de digerir e têm uma melhor disponibilidade de nutrientes quando colocadas de molho na água, antes do consumo.

    Saiba os principais benefícios da amêndoa:

    • Proteção cardíaca: vitamina E reduz o risco de doença cardíaca, enquanto o magnésio previne arritmias. As amêndoas têm a capacidade de reduzir a inflamação prejudicial para as artérias.
    • Aumento de energia: ajuda no aumento da produção de energia e taxa metabólica devido ao manganês, ao cobre e à riboflavina.
    • Saúde do cérebro: contém nutrientes cerebrais riboflavina e L-carnitina que aumenta a atividade cerebral.
    • Saúde óssea: O fósforo previne condições como a osteoporose, fortalecendo os ossos e dentes.