R. Cel. Francisco Amaro, 287
Brás, São Paulo - SP, 03008-030
(11) 3311-6327 (11) 96360-8803
sierrabrasil@sierrabrasil.com.br

Blog

  • Azeitonas e suas propriedades

    18/04/2017
    Sierra Brasil
    Dicas e Novidades

     

    Verdes, pretas, pequenas, maiores e mais suculentas, com ou sem caroço. A azeitona está presente em vários pratos no nosso dia a dia. De sabor diferenciado, divide opiniões. Existe o time dos que amam e o daqueles que odeiam azeitonas. Mas você sabe quais benefícios ela traz para a nossa saúde?

    Ricas em ácidos graxos, elas ajudam a manter em dia a saúde do nosso sistema cardiovascular, prevenindo infartos e aterosclerose, além de contribuir para a diminuição de incidências de derrames. Isso ocorre porque esses ácidos graxos ajudam no aumento do bom colesterol, o HDL e, consequentemente, diminuindo o LDL ou coleterol ruim. As azeitonas possuem grandes quantidades de vitamina A, E, Fósforo, Potássio e fibras.

    Nos alimentos conferem um sabor diferenciado, podendo ser usadas em receitas diversas como carnes, saladas, petiscos e até em bebidas como o Dry Martini.

     

    Origem

    Fruto das Oliveiras, seu surgimento é datado por volta de 5000 anos atrás no Oriente Médio. Das azeitonas se extrai o azeite de oliva, muito apreciado por diversas culinárias em todo o mundo. Possuem sabores e tipos variados, influenciados pelo local e modo de plantio e, também, processo de maturação.

     

    O que têm de bom nas azeitonas?

    Ácidos Graxos: Considerados como "gorduras boas" ajudam no processo de coagulação sanguínea, mantém regulados os níveis lipídicos no sangue e pressão arterial. Contribuem também para manter equilibrado o sistema imunológico.

    Vit A: Importantes para a saúde dos olhos, fortalecimento do sistema imunológico e auxílio no combate a problemas do sistema respiratório.

    Vit E: Previnem problemas cardiovasculares, fadiga e envelhecimento precoce

    Fósforo: Fortalecem os ossos porque ajudam na absorção de cálcio e ainda deixam a memória em dia.

    Potássio: Previnem câimbras, regulam os batimentos cardíacos e ajudam os cabelos a ficarem mais hidratados.

    Fibras: Regulam a função intestinal, atuando também na prevenção de gastrite e úlcera.

     

    Curiosidades

    Naturalmente, as azeitonas são amargas e não devem ser consumidas diretamente da árvore. Precisam antes passar por um processo de especial para que este amargor seja reduzido, ficando assim pronta para o consumo.

    As azeitonas verdes ainda não amaredureceram. Quando isto acontecem, elas ganham uma coloração mais escura. São as chamadas azeitonas pretas, que na verdade são meio roxas.

    As azeitonas mais escuras, quase pretas ou totalmente pretas podem ter passado por processos químicos para atingirem esta coloração. Em alguns casos, é misturado ao fruto verde soda cáustica, aditivo para ajudar na mudança de cor, que de verde passa a ser preta.